A seara é grande, e há muito ainda a ser feito!
- Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores
- 25 de abr.
- 2 min de leitura
No Bailique, a equipe jovem de obreiros autóctones da MEAP atua, com dedicação e amor, a partir da base missionária localizada na Vila Progresso, onde ações transformadoras são desenvolvidas.
Nosso compromisso com o cuidado integral e o desenvolvimento espiritual, educacional e social das comunidades segue firme, movido pela Graça, na certeza de que cada vida é preciosa para o Senhor.

Plantação de Igrejas
A igreja plantada em Vila Progresso, hoje sob a liderança do missionário Ailem, semanalmente, se reúne para cultos de oração, estudos bíblicos, discipulados, cultos nos lares, cultos com jovens e cultos familiares, fortalecendo a fé e a comunhão.
Na comunidade Freguesia, o missionário Gustavo lidera a igreja ali plantada, com o mesmo propósito, conduzindo cultos semanais e discipulados, juntamente com os missionários Ailem, Gabriela e Shirlany, que vão semanalmente da Vila Progresso para Freguesia.
Desenvolvimento Comunitário
Duas vezes por semana, 25 crianças entre 8 e 14 anos participam de um ambiente seguro e cheio de propósito, no projeto Doce Lar. Começamos com um devocional infantil, que fortalece valores cristãos, seguido por reforço escolar, alimentação e recreação. Um espaço de acolhimento, alegria e transformação, onde o amor de Deus é vivido na prática.
O projeto Bom Fruto, oferece aulas de violão para meninas adolescentes, com foco no desenvolvimento integral. Mais do que música, cada encontro é um investimento em autoestima, identidade e fé. Um espaço para que meninas descubram seus talentos e vivam uma transformação verdadeira através do Evangelho, do cuidado e do ensino.
Para adolescentes, jovens e adultos, o projeto Pontos de Rede, promove ensino de informática básica e mais um espaço para proclamação do Evangelho. Temos alcançado vidas em duas comunidades:
Vila Progresso, onde 20 alunos já foram formados, e Freguesia, onde 15 alunos concluíram o curso.

Desafios e Oportunidades
Mesmo vivenciando tantas vitórias, ainda enfrentamos importantes desafios que podem ampliar significativamente o alcance do trabalho missionário no arquipélago:
- Mais missionários em tempo integral: Atualmente contamos com uma equipe limitada diante da grande demanda. Oramos e buscamos por mais obreiros dispostos a viver em tempo integral na região, fortalecendo a atuação nas comunidades e expandindo os projetos já em andamento em mais comunidades ribeirinhas.
- Uma voadeira: A locomoção entre as comunidades depende de transporte fluvial, e o tempo de navegação, com os recursos atuais, tem limitado o alcance das ações. Precisamos de uma voadeira que permitirá otimizar o tempo de deslocamento e alcançar mais comunidades de forma eficaz e segura.
Esses são passos concretos que podem abrir novas possibilidades de cuidado, evangelização e transformação. Ore conosco por esses recursos e considere se envolver – seja orando, contribuindo ou se voluntariando. A seara é grande, e há muito ainda a ser feito!
Muito obrigado por seu empenho, zelo e comprometimento, lado a lado conosco, contribuindo para a proclamação das Boas Novas aos ribeirinhos do Bailique, da Amazônia, do nosso país!!!