top of page

O ministério da MEAP se expande pelo município




“A cidade de Afuá não se confunde com o município, muito maior territorialmente




A cidade de Afuá/PA, distante 250 km da capital, Belém, e 90 km de Macapá (capital do Amapá), tem população estimada de 20.000 habitantes, mas o ministério da MEAP se expande pelo município, com a estimativa de outros 20.000 moradores. Afuá é conhecida como a “Veneza Marajoara”, por conta da invasão das águas sobre as terras, nas marés altas, e por toda a cidade ser construída sobre palafitas.


Aqui a MEAP tem uma base missionária em que estão servindo a Família Esdras (Rafael, Cris, Samuel, Lucas e Elisabeth), Família Silva (Crisman, Márcia, Murilo e Cecília – lideres autóctones) e as missionárias Daniele e Poliana, contando também com voluntários locais. Temos orado por mais duas famílias vindo somar conosco nesta região. Atualmente, o ministério se divide em duas áreas: na cidade e nos rios.



CIDADE/Base Missionária - O Doce Lar atende 75 crianças e adolescentes no contra turno escolar, com alimentação, estudo bíblico devocional e reforço escolar, de uma forma lúdica e cativante. Tem sido maravilhoso ver crianças aprendendo a ler, melhorando na escola e, principalmente, conhecendo cada dia mais a Jesus. Uma grande bênção deste projeto foi ver uma adolescente, de 15 anos, que cresceu no projeto e hoje é uma voluntária, ajudando a ensinar outras crianças.


O Craques para a Vida, trabalha com crianças e adolescentes, até 16 anos, e adultos, na área esportiva. Além do futsal, neste ano incluímos o floorball (uma espécie de hóquei sem patins) em parceria com uma missão que trabalha com surdos, para ajudar na inclusão de crianças surdas no esporte. Além das atividades físicas, evangelizamos e discipulamos esses atletas.


Os missionários dirigem um Programa na Rádio Afuá/FM, com uma hora de duração, dois dias da semana, transmitido para as mediações da cidade e parte dos interiores (rios ao redor de Afuá). O foco é o evangelismo, com leitura e explanação dos livros da Bíblia, capítulo por capítulo, músicas edificantes e pregações temáticas.


O ministério de hospitalidade - preparação, logística, recepção, direcionamento e trabalho em conjunto - é desenvolvido para recebimento de grupos de igrejas, seminários, equipes médicas e odontológicas, entre outros, com o intuito de atender a população carente de quase tudo, principalmente, da Palavra de Deus.


Outro trabalho importante é a manutenção. Como os recursos financeiros e humanos são limitados e também pela dificuldade de acesso a alguns materiais, os missionários precisam aprender um pouco de elétrica, mecânica, carpintaria...e resolver problemas com muita criatividade. Oramos por irmãos que tenham talentos nessa área, que possam doar parte de suas férias servindo aqui.


RIOS/Plantação de Igrejas – Trabalhamos em dois rios. No Urucum a igreja se fortalece com discipulado e capacitação dos irmãos. No Muruquara estamos no processo de plantação de igreja, evangelizando e discipulando, de casa em casa. Nos próximos anos, queremos expandir o trabalho para mais rios em Afuá, percorrendo cerca de 200km, iniciando sub-bases da MEAP, com missionários morando nas comunidades e rios. Para isso oramos por mais famílias dispostas a servir e recursos para chegarmos mais distantes.


Muito obrigado por participar deste ministério, orando e contribuindo financeiramente, permitindo que nossa equipe missionária concentre esforços na expansão do evangelho aos ribeirinhos. O Senhor, certamente, abençoará, ainda mais, sua vida, com a alegria de servi-lo.


34 visualizações0 comentário
bottom of page